Veja que só a parte do “somos quase um Buda” que ficou debochada 😉
Até final de 2.019 eram poucas as empresas que admitiam atividades relacionadas à empresa sendo executadas à distância, fora do departamento comercial, administrativo e etc.
A flexibilização do local de execução das atividades inerentes ao cotidiano da empresa, até antes dos rumos dados pela COVID-19, ainda era um tabu.
Contudo, a maioria das empresas não possuem internamente contadores, advogados, marketing, transporte de seus produtos e tantas outras funções importantes! Diga-se de passagem, tais cargos possuem funções que lhes dão acesso livre à informações privilegiadas sobre a empresa e com certeza há um excelente contrato de trabalho resguardando ambas as partes.
Desde que medidas restritivas foram impostas na tentativa frustrada de impedir o avanço da COVID-19, o remédio amargo do home office sem opção foi tomado por empresários e funcionários.
Não vamos entrar nos detalhes dessa seara que é trabalhar em casa, em que há inúmeros aspectos positivos e negativos a depender do porte da empresa, do ramo de atividade, da função exercida em home office, da qualidade do serviço prestado pelo funcionário, do seu compromisso com a empresa, da sua qualidade de vida e assim por diante.
O tempo passou e inúmeras empresas vivenciaram a leve cisão do cordão umbilical que prendia os funcionários aos gerentes de cada departamento que outrora dividiam o mesmo ambiente de trabalho.
Somando à drástica mudança que trouxe o home office, temos ainda a reforma trabalhista (lei 3.467/17) que alterou novamente a redação da lei 6.019/74 para prever expressamente a possibilidade de terceirização inclusive nas atividades-fim das empresas.
Se até aqui, você empresário se identifica por ter conseguido lascar o cordão umbilical da sua área comercial sem muitos traumas, saiba que além do tabu do trabalho à distância que foi quebrado na marra com a pandemia, em se tratando de licitações públicas, existem inúmeras outras vantagens em se contratar um escritório especializado em licitações, que vão muito além da redução de custos.
As seguintes considerações são feitas por representantes com anos de experiência tanto internamente, como funcionários do departamento de licitações da empresa, quanto por meio da Lince, prestando serviço às empresas de maneira “terceirizada”.
Seguem algumas vantagens apontadas por contratar o departamento de licitações da Lince:
- Ciúmes da área comercial
Empresário, sabemos que manter a área comercial motivada não é tarefa fácil. Imagine uma equipe de vendas voltada ao setor privado tendo acesso aos valores estimados nos editais da equipe de licitações públicas. O vendedor que é diariamente atiçado a vender mais e mais, para bater metas, trazer novos contratos e clientes, muitas vezes não tem a noção do trâmite árduo de um processo licitatório. Ou seja, ele visualiza apenas os valores expressivos de cada licitação e calcula quanto seria a comissão. Isso acaba minando a relação interpessoal da área comercial que mistura as vendas do setor público e/ou licitações com as vendas do setor privado.
Algumas vezes esse ciúme se estende a outras áreas da empresa, dificultando o acesso a documentos…
2. Sigilo
Se propaganda é a alma do negócio, sigilo nos detalhes é a alma da licitação. Ter na empresa o canal direto com quem será debatida a estratégia e definirá os preços é fundamental, mas não será o suficiente se sua equipe de licitações circula nos bastidores pavoneando-se. Além disso, é impossível de não se notar a participação da equipe em uma licitação eletrônica, quando as áreas dividem o mesmo ambiente de trabalho.
Vivenciamos tantas situações que afirmamos, sem sombra de dúvidas, deve participar dos processos licitatórios de uma empresa somente as pessoas essenciais no preparo do processo, sem dar detalhes a ninguém fora da equipe.
3. Quase um Buda
Quem realmente gosta das licitações públicas sabe que o ambiente ideal para o trabalho é aquele que lhe permite a concentração, o silêncio e o foco. Totalmente oposto de ambiente comercial focado em vendas ao setor privado.
Uma equipe interna especializada em licitações interna (CLT – férias, 13º e etc. ou PJ) custa caro. Além da estrutura a ser disponibilizada:
- computadores capazes de armazenar muitos arquivos com segurança (editais, projetos, imagens, documentos, propostas, atas das disputas, incluindo os arquivos dos concorrentes que são disponibilizados em cada licitação)
- impressora e muito papel sulfite (sim, ainda gastamos muito papel e tinta com as licitações)
- internet perfeitamente estável e rápida
- celular, carro
A contratação de empresa especializada em licitações lhe permite ter um serviço especializado com menor custo, naturalmente atrelado a um bom contrato de prestação de serviços que resguarde ambas as partes. Assim como acontece com a contratação do escritório de contabilidade ou jurídico na maioria das empresas.
Escrevemos um artigo com os principais pontos a serem observados na contratação de um escritório especializado em licitações públicas. Segue o link: O que se deve saber antes de contratar uma assessoria em licitações »